top of page

Arquivo do CDM

O arquivo do Centro de Documentação e Memória recebe o nome de Pedro Marques dos Santos, carinhosamente chamado de "Seu Pedrinho". Pedro foi um historiador leigo muito importante para São Luiz Gonzaga e região missioneira, autor de diversos livros sobre nossa história.
O arquivo é o local onde os documentos são guardados após seu recebimento, higienização e catalogação. O acervo documental está separado em forma de fundos documentais, sendo que o mais antigo é o doado pela família de Pedro após a sua morte, motivo pelo qual a sala recebe seu nome.
O acervo do arquivo conta com milhares de documentos, sejam escritos, fotos, filmes e outros. A maioria deles refere-se à São Luiz Gonzaga e região, sendo adquiridos ao longo dos anos pelo IHGSLG através de doações da comunidade.
No ano de 2017 a parte anterior a 1960 do Arquivo Municipal passou à disposição do IHGSLG, estando disponível à consultas para a comunidade. As pessoas que não puderem comparecer ao arquivo, poderão enviar suas consultas pelo email ihgslg@hotmail.com que serão atendidas.

O arquivo do IHGSLG está a cargo do Centro de Documentação e Memória (CDM), órgão do próprio IHGSLG. O CDM foi instalado no ano de 2016, está situado no 2º andar do prédio que abriga o Instituto, e em seu acervo existem muitos documentos. Os maiores doadores de documentos foram Pedro Marques dos Santos e José Gomes, suas famílias doaram ao Instituto todo seu acervo documental. Ambos eram historiadores leigos locais.

A maior parte do acervo são documentos oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga (ofícios, leis, decretos, livros-caixa). Nosso arquivo recebeu os documentos da Prefeitura até o ano de 1960. Também possuímos muitos documentos particulares, como cartas, certidões, recibos, etc.

Entre os documentos doados existem alguns de valor histórico maior, como os pertencentes a José Gomes Pinheiro Machado e Getúlio Vargas.

A maior parte dos documentos ainda não foi catalogada. Um total de 1060 documentos já foram estudados e catalogados. Todos os documentos estão acondicionados em prateleiras e arquivos móveis, tendo recebido uma higienização com pincel. Não houve ainda nenhum processo de indexação.

O público tem acesso aos documentos após agendamento junto ao CDM. O pesquisador receberá os documentos que possuam o assunto a ser pesquisado. Nenhum documento pode ser retirado do IHGSLG.

bottom of page